Núcleo de Percussão abre vagas para dois cursos de extensão

São gratuitos e as inscrições são feitas pelo Sistema Acadêmico da Ufal

28/02/2018 10h35 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h12

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

O Núcleo de Percussão da Universidade Federal de Alagoas (NUP) está com inscrições abertas para dois cursos de extensão. São 27 vagas, sendo 20 para o curso de Leitura rítmica, rudimentos de caixa clara e aplicações e sete para o de Atabaque e ritmos sagrados do Candomblé. A inscrição é gratuita e feita online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

As duas atividades são abertas a qualquer pessoa interessada, desde que tenha ensino médio completo ou esteja cursando o último ano do ensino médio. Serão coordenadas pelo professor de Percussão, Augusto Moralez, da Escola Técnica de Artes (ETA), que também coordena o NUP. As aulas acontecem até junho e serão ministradas por monitores.

Para o curso de leitura rítmica, rudimentos de caixa clara e aplicações -  voltado a percussionista e, principalmente, baterista -, as inscrições podem ser feitas até 6 de março. Nesse mesmo dia, às 10h, na Sala de Percussão, no Espaço Cultural, haverá a seleção dos candidatos inscritos.

Já para o curso de Atabaque e ritmos sagrados do Candomblé as inscrições se encerram em 7 de março, dia que será aplicado um teste aos candidatos às sete vagas. Essa seleção começa às 13h, também na Sala de Percussão.

As aulas

As aulas acontecem até junho deste ano, uma vez por semana. O curso de leitura rítmica será às terças-feiras, das 10h ao meio-dia, e os alunos devem ter um par de baquetas e um Pad de estudo com estante. “Em todas as aulas, os alunos estudarão os três temas: leitura rítmica, 40 rudimentos de caixa clara - base de estudo de qualquer percussionista que toca com baquetas - e aplicações. Serão duas horas de aula teórica e prática todas às terças”, disse Moralez.

O outro curso, de Atabaque e ritmos sagrados do Candomblé, as aulas vão acontecer às quartas-feiras, das 13h às 14h.

Mais informações na secretaria da ETA, pelo telefone 3214-1208.