Cineclube exibe documentário sobre questões indígenas e de terra

Primeiro aluno Xucuru Cariri da pós-graduação vai debater o conteúdo do filme

23/02/2018 14h08 - Atualizado em 26/02/2018 às 11h08
Arte de divulgação

Maykson Douglas – estudante de Jornalismo

Na próxima quarta-feira (28), o Cineclube Papa Sururu promoverá a exibição do documentário Martírio. O evento será no auditório da Biblioteca Central do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. A iniciativa é aberta a toda a comunidade e marca a inauguração da temporada de 2018.

Martírio é um documentário brasileiro de Vincent Carelli, criador do Vídeo nas Aldeias, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida. A produção foi eleita como melhor filme de 2017 pela Abracine e ganhou várias premiações em mostras, sendo agraciado por crítica e público.

O documentário trata da disputa pela terra, do genocídio e da resistência dos Guaranis Kaiowa ao longo de 200 anos. Nele, encontramos as imagens feitas por Vincent, sua equipe e pelos próprios índios ao longo de mais de três décadas. O filme cartografa não apenas as questões que envolvem a tribo Kaiowa, mas também as dimensões políticas que envolvem o capitalismo, o agronegócio e a fragilidade do sistema político brasileiro.

Na ocasião da sessão, haverá pausas para debates entre o público, os organizadores do cineclube e o convidado Cássio Jr. Ele atualmente integra o mestrado em História, sendo o primeiro Xucuru Cariri a ingressar num programa de pós-graduação. Está prevista também a apresentação de crianças xucurus vindas de Palmeiras dos Índios e emissão de certificados.

O Cineclube Papa Sururu é um projeto que envolve alunos do curso de Jornalismo da Ufal, coordenado pela professora Raquel do Monte. A iniciativa teve início no ano passado e visa oferecer à comunidade em geral um espaço de formação do olhar a partir da reflexão, diálogo e trocas de experiências acerca de filmes documentários. As exibições ocorrerão mensalmente.