Abertura de exposição vai transformar sede do Iphan em feira cultural

Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo será lançado neste sábado, a partir das 16h

20/02/2018 09h45 - Atualizado em 22/02/2018 às 08h47
Abertura contará com feira de comidas típicas. Foto - Acervo Salvaguarda

Abertura contará com feira de comidas típicas. Foto - Acervo Salvaguarda

Ascom Ufal com informações da assessoria da exposição

Uma grande feira com apresentações culturais, projeções audiovisuais, oficinas criativas e venda de comidas típicas e artesanatos marcará a abertura da exposição É Dubangüê, no próximo sábado (24), a partir das 16h. O projeto do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal foi contemplado pelo Prêmio Eris Maximiano, da Prefeitura de Maceió.

O lançamento da mostra ocupará o interior e áreas externas da Casa do Patrimônio e sede do Iphan, localizada no Jaraguá.

Maria Angélica da Silva, coordenadora do grupo, explica que a exposição vem como desdobramento de um projeto sobre a salvaguarda do patrimônio imaterial que percorreu todos os municípios alagoanos e foi feito em parceria com outros dois núcleos de pesquisa da Universidade.

"A abertura vai reunir uma parte das pessoas que encontramos durante os nossos trabalhos de campo nesses municípios. Ela vai ter um formato de feira porque observamos que as feiras livres são lugares culturalmente ricos que possibilitam inúmeras trocas. Nas feiras as pessoas se aproximam umas das outras com maior facilidade", justifica a professora.

O significado do nome É Dubangüê remete ao berço da cultura alagoana e poderá ser acessado pelo público a partir da observação de vários detalhes da exposição, que também conta com o patrocínio do Sebrae e da empresa Logic.

As oficinas de máscara, cerâmica e trupé de Coco de Roda serão ministradas a partir das 16h. Já as apresentações de Coco de Roda, Mané do Rosário, Forró e Maracatu, garantirão a festa a partir das 17h. Comidas típicas e produtos artesanais serão vendidos no local durante a abertura.

Depois da grande e festiva feira que abrilhantará o seu lançamento, a exposição manterá um módulo no interior da Casa do Patrimônio aberto ao público até o dia 2 de março, exibindo composições visuais, sonoras e audiovisuais que contam com recursos tecnológicos e interativos. 

Confira a programação especial de abertura (24 de fevereiro)

16h – Oficinas: Trupé de coco de roda, com Os Verdelinhos (Maceió); Cerâmica, com D. Irinéia (povoado Muquém, de União dos Palmares);  Máscara, com Sebastião Rolien - Os Bandos (povoado Tapera, Anadia).

17h - 21h – Apresentações culturais:  Coco de roda com Os Verdelinhos (Maceió); Mané do Rosário (povoado do Poxim, Coruripe);  Maracatu com o Coletivo Afrocaeté (Maceió);  Trio de forró Fidellis e Cabroeira (Maceió).

16h - 21h – Venda de comidas típicas e artesanatos.

SERVIÇO
 
Exposição “É Dubangüê”
Abertura: Sábado, 24 de fevereiro de 2018, a partir das 16h.
Visitação: 25 de fevereiro a 2 de março de 2018, entre 9h e 17h.