Senaden vai discutir qualidade no ensino de enfermagem a distância

Entre outros eixos da programação do evento estão a redução de carga horária do ensino e qualificação dos docentes

05/08/2014 18h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Manuella Soares - jornalista

Começa nesta quarta-feira, 6, o 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (Senaden 2014), uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Maceió recebe pela primeira vez o evento que vai reunir cerca de 700 pessoas entre estudantes, professores, profissionais e pesquisadores da área que vão discutir o tema central Educação em Enfermagem: Qualidade, Inovação e Responsabilidade.

O 14º Senaden será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, de 6 a 8 de agosto e a conferência de abertura será ministrada pelo professor Carlos Agustin León Ramón, da Faculdad de Enfermería Lídia Doce, em Havana–Cuba. A professora da Ufal, Lenira Wanderley, vice-presidente da Aben/Alagoas, ressalta a importância das discussões que serão levantadas no evento que acontece a cada dois anos.

A partir de tudo que será discutido é que vai se formular proposições para fomentar a política de formação dos trabalhadores de enfermagem no Brasil, na América Latina e no Caribe. Espero que a gente saia com boas proposições e articulados para enfrentar os desafios tanto no campo político quanto profissional”, disse.

Durante os três dias de seminário a programação será intensa com atividades científicas e culturais por meio de conferências, mesas-redondas, cursos, oficinas, lançamento de produções acadêmicas e culturais, reuniões de interesse e fóruns. Além disso, serão apresentados mais de 550 trabalhos científicos e relatos de experiências.

“Tewmos estimulado nossos alunos para trazer suas produções, mas teremos trabalhos apresentados do Brasil todo, então isso só engrandece o fazer cotidiano, porque só através da pesquisa e do ensino qualificado e fundamentado é que a gente vai poder dar o nosso melhor na prestação de serviço e no cuidado com os nossos usuários”, destacou a professora Danielly dos Anjos, coordenadora local do evento.

Conteúdo e discussões

O Senaden 2014 está estruturado em três eixos temáticos: 1) Modelos pedagógicos inovadores potentes para a formação generalista, ética e responsável de profissionais de enfermagem; 2) Formação em Enfermagem e o cenário atual do trabalho em saúde nacional e internacionalmente; e por fim, 3) Pós-Graduação e Pesquisa.

Na programação de debates referentes a estes eixos, a professora Lenira ressalta algumas questões que se apresentam como polêmicos e importantes. “Nós vivemos no mundo da informação e da tecnologia e formar pessoas para cuidar de outras pessoas requer um certo zelo. Estamos num processo muito grande de expansão do ensino em enfermagem, o que é bom, mas, por outro lado, é preciso dosar na qualidade dessa formação. Estamos diante, por exemplo, da corrida do ensino a distância, então isso é um desafio. Outro desafio é a questão da redução da carga horária de ensino, criando a figura do tecnólogo de enfermagem, e isto está na contramão de toda a história da profissão”, ressaltou, adiantando o que estará em foco nas discussões do seminário.

Evento preparatório

A comissão organizadora do Senadem aproveitou a oportunidade para interagir com membros do Conselho e representantes regionais e estaduais numa reunião extraordinária do Conaben. Durante os dias 4 e 5 eles se preparam para o evento e fazem uma comemoração em homenagem aos 88 anos da Associação Brasileira de Enfermagem.